Criar um Site Grátis Fantástico

Rating: 3.1/5 (77 votos)

ONLINE
1


Partilhe esta Página

UNIVERSO MAIS PERTO

DESCUBRA MAIS SOBRE O UNIVERSO EM QUE VOCE VIVE!

CLIQUE

Curtidas no Facebook, Seguidores Instagram e Views YouTube. 

 

 

Apostilas p / Concursos Público

Banco do Brasil-ESCRITURÁRIO  

 Banco do Brasil ESCRITURÁRIO

  

 

Cursos Online 24 Horas
Cursos 24 Horas Online

   

TOTAL DE VISITAS


Política Federal
Política Federal

 

 
Dilma Rousseff
Foto oficial de Dilma Rousseff.
 

 

Dilma Vana Rousseff (Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947)

 

 

  Primeira mulher a se tornar Presidente da República do Brasil, Dilma Vana Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947, na cidade de Belo Horizonte (MG). Iniciou militância política aos 16 anos até chegar aos cargos de secretária e ministra. Em 2010, aos 63 anos de idade, Dilma Rousseff é eleita a primeira mulher Presidenta da República Federativa do Brasil, com quase 56 milhões de votos.

 

 

O que é ser um presidente?

Atribuições

  O Poder Executivo tem a função de governar o povo e administrar os interesses públicos, de acordo com as leis previstas na Constituição Federal. No Brasil, País que adota o regime presidencialista, o líder do Poder Executivo é o Presidente da República, que tem o papel de chefe de Estado e de governo. O Presidente é eleito democraticamente para mandato com duração de quatro anos e possibilidade de uma reeleição consecutiva para igual período.

  Ao tomar posse, o chefe do Executivo tem o dever de sustentar a integridade e a independência do Brasil, apresentar um plano de governo com programas prioritários, projeto de lei de diretrizes orçamentárias e as propostas de orçamento. Cabe ao Poder Executivo executar as leis elaboradas pelo Poder Legislativo, mas o Presidente da República também pode iniciar esse processo. Em caso de relevância e urgência, adota medidas provisórias e propõe emendas à Constituição, projetos de leis complementares e ordinárias e leis delegadas.

  O Presidente da República também tem o direito de rejeitar ou sancionar matérias e ainda, decretar intervenção federal nos Estados, o estado de defesa e o estado de sítio; manter relações com Estados estrangeiros e credenciar seus representantes diplomáticos; celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional. Compete ao cargo a concessão de indulto e a comutação de penas, ou seja, substituir uma pena mais grave, imposta ao réu, por outra mais branda.

Para concorrer ao cargo, o candidato ou candidata deve cumprir alguns requisitos:

  •  ser brasileiro nato
  •  ter a idade mínima de 35 anos, completos antes do pleito
  •  ter o pleno exercício de seus direitos políticos
  •  ser eleitor e ter domicílio eleitoral no Brasil
  •  ser filiado a uma agremiação ou partido político
  •  não ter substituído o atual presidente nos seis meses antes da data marcada para a eleição.
     

  Em caso de viagem ou impossibilidade de exercer o cargo, o primeiro na linha sucessória a ocupar o cargo de Presidente é o seu vice. Em seguida vêm o presidente da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e presidente do Supremo Tribunal Federal.

 

Fonte: https://novoportal.planalto.gov.br/presidencia/presidenta